Falsa alegação sobre execuções de manifestantes iranianos se torna viral com a ajuda de celebridades e políticos

0


Uma falsa alegação de que o Irã planeja executar milhares de pessoas se tornou viral após a primeira sentença de morte para um manifestante ligado a manifestações contra os governantes clericais do país sobre os direitos das mulheres.

Uma imagem que circulou amplamente nas redes sociais diz falsamente que 15.000 manifestantes foram condenados à morte. Essa afirmação não é verdadeira, mas foi amplificada por importantes figuras públicas, incluindo as atrizes Viola Davis e Sophie Turner e o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau. Representantes de Davis não responderam imediatamente a um pedido de comentário. Os representantes da Turner se recusaram a comentar.

A alegação ganhou mais atenção no Instagram, onde um infográfico viral afirmando que “o Irã sentencia 15.000 manifestantes à morte, como uma ‘dura lição’ para todos os rebeldes” foi visto mais de um milhão de vezes depois que celebridades como Davis e Turner o compartilharam em suas contas verificadas na segunda-feira. O post não aparece mais na conta de Davis, mas ainda estava na conta de Turner na tarde de terça-feira.

Não há evidências de que 15.000 manifestantes tenham sido condenados à morte. Dois manifestantes foram condenados à morte até terça-feira, embora possam recorrer, de acordo com agências de notícias estatais.

O Instagram aplicou um aviso de “Informações falsas” no post de Turner, observando: “A mesma informação foi revisada por verificadores de fatos independentes em outro post”.

No Twitter, no entanto, a falsa alegação continuou a se espalhar na terça-feira sem qualquer aviso sobre sua imprecisão.

Trudeau tuitou na noite de segunda-feira: “O Canadá denuncia a decisão bárbara do regime iraniano de impor a pena de morte a quase 15.000 manifestantes. Esses bravos iranianos estavam lutando por seus direitos humanos, e continuamos unidos em seu apoio e unidos contra as ações hediondas do regime”. A postagem permaneceu ativa por mais de 11 horas e foi compartilhada milhares de vezes antes de ser excluída.

O gabinete de Trudeau disse em um comunicado: “A publicação foi informada por relatórios iniciais que estavam incompletos e não tinham o contexto necessário. Por causa disso, desde então foi eliminado.”

Outros usuários também postaram conteúdo que permanece no Twitter compartilhando as informações falsas sem notas anexadas sobre sua imprecisão.

Como muita desinformação viral on-line, a alegação sobre as 15.000 sentenças de morte parece ter começado com um núcleo de verdade. Após semanas de protestos no Irã após a morte de Mahsa Amini, de 22 anos, que morreu três dias depois que a polícia a deteve, o tratamento dos manifestantes detidos ganhou ampla atenção.

A Agência de Notícias de Ativistas de Direitos Humanos dos EUA, com sede nos EUA, disse que 15.800 manifestantes foram detidos e 344 foram mortos desde o início dos protestos. Relatórios independentes são suprimidos no Irã, e não é possível para a NBC News confirmar esses números.

A CNN informou em 3 de novembro que o relator especial do Irã sobre direitos humanos para as Nações Unidas, Javaid Rehman, disse ao Conselho de Segurança da ONU que algumas estimativas de manifestantes detidos chegavam a 14.000 pessoas. A NBC News não verificou o número.

Duas semanas atrás, a IRNA, a agência de notícias estatal do Irã, informou que 227 membros do parlamento iraniano de 290 assentos assinaram uma carta aberta ao judiciário do país pedindo punição rápida e severa para os manifestantes detidos. A NBC News não viu a carta.

A agência de notícias estatal disse que a carta não sugere um método de punição. “Nós, os representantes desta nação, pedimos a todos os funcionários do Estado, incluindo o judiciário, que tratem aqueles que lutaram na guerra. [against the Islamic establishment] e atacou a vida e a propriedade de pessoas como o Daesh [terrorists], de uma forma que serviria como uma boa lição no menor tempo possível.”

A Irna também informou que alguns membros do parlamento do Irã gritaram “Morte à América”, “Morte ao hipócrita” e “Morte aos sediciosos” depois que a declaração foi lida em voz alta.

Em um relatório de 8 de novembro citando os relatórios da CNN sobre a carta aberta, a Newsweek escreveu erroneamente que “o Irã vota para executar manifestantes”, sem citar quaisquer relatórios adicionais para apoiar a alegação.

O maA Newsweek emitiu uma correção, escrevendo: “Este artigo e manchete foram atualizados para remover a referência ao Parlamento iraniano votando a favor das sentenças de morte. A maioria no Parlamento apoiou uma carta ao Judiciário pedindo punições severas para os manifestantes, que podem incluir a pena de morte.

No domingo, o Judiciário do Irã emitiu sua primeira sentença de morte conhecida relacionada aos recentes protestos, de acordo com a agência de notícias Mizan do Judiciário, que acrescentou que a decisão é preliminar e pode ser apelada. Outra sentença de morte foi relatada na terça-feira pelo Tasnim News do Irã.

Afshin Marashi, professor de história iraniana moderna na Universidade de Oklahoma, disse por e-mail que não viu nenhuma informação para apoiar a alegação de que 15 mil manifestantes foram condenados à morte, mas explicou por que tal boato pode se espalhar.

“Em uma situação em que a informação é difícil de confirmar, os rumores podem se espalhar rapidamente”, escreveu Marashi, acrescentando que “o boato parece ser baseado em uma discussão pública que ocorreu no Majles (parlamento) iraniano há uma semana ou mais. Houve um apelo de um grande número de deputados da IRI para impor punições severas aos manifestantes.”

Marashi observou que há um precedente para execuções em massa no Irã, o que, segundo ele, poderia ajudar a alimentar a reivindicação de sentenças de morte generalizadas para os manifestantes.

“Em 1988, milhares de presos políticos foram executados sob as ordens do aiatolá Khomeini em poucos meses”, disse ele. “Rumores de uma nova rodada de execuções em massa são provavelmente alimentados por memórias do que aconteceu em 1988.”

CORREÇÃO (15 de novembro de 2022, 22:15 ET): Uma versão anterior deste artigo digitou incorretamente a data de uma reportagem da CNN. Foi publicado em 3 de novembro, não na última quarta-feira. E a legenda de uma foto indicava erroneamente a data dos protestos que representa. A foto foi tirada em 21 de setembro, não na quarta-feira.

CORREÇÃO (18 de novembro de 2022, 17:29 ET): Nenhuma correção anterior deveria ter sido feita a este artigo. A Newsweek publicou uma correção a um de seus relatórios na terça-feira, 15 de novembro, como inicialmente afirmado no artigo; A correção da Newsweek não foi publicada em 8 de novembro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.